1. (UECE) Os órgãos que guardam relação de homologia entre
si são
a) braço
humano e asa de gavião;
b) asa de coruja e de borboleta;
c) nadadeira de tubarão e de golfinho;
d) pata de cachorro e nadadeira de tubarão.
2. (Unesp) A estrutura dos ossos sendo a mesma na mão de um homem, na asa de um morcego, na
nadadeira de um golfinho e na pata de um cavalo – o mesmo número de vértebras
no pescoço da girafa e no pescoço do elefante –, e inúmeros outros fatos desse
tipo, explicam-se na teoria da descendência pelas pequenas e lentas
modificações sucessivas.
(Charles Darwin, A Origem das Espécies. 1859.)
No trecho, Darwin apresenta como evidências da evolução
a) os
órgãos homólogos;
b) os órgãos análogos;
c) os órgãos vestigiais;
d) a
seleção natural;
e) a mutação.
3. (UFC-CE) O processo de evolução natural das espécies produz
nos seres vivos estruturas homólogas e análogas. Com relação a essas estruturas,
qual das alternativas é correta?
a) São ditas homólogas quando apresentam mesmas funções e
origem.
b) São ditas análogas quando apresentam funções e origens
diferentes.
c) São ditas homólogas quando apresentam mesmas funções e
origens diferentes.
d) São
ditas homólogas quando apresentam funções diferentes e mesmas origens.
4. (Fuvest-SP) Qual das alternativas apresenta um par de
estruturas homólogas?
a) Asa de morcego e asa de borboleta.
b) Carapaça de tatu e concha de caramujo.
c) Nadadeira de peixe e asa de borboleta.
d) Asa
de ave e asa de morcego.
e) Concha de caramujo e escama de peixe.
5. (FGV-SP) Considerando os princípios abaixo:
I. Variação de características;
II. Lei do uso e desuso;
III. Alteração gênica;
IV. Sobrevivência dos mais aptos;
V. Seleção natural,
Darwin, em sua teoria da evolução das espécies, considerou a
seguinte sequência:
a) II, III, V
b) I, IV, III
c) I,
V, IV
d) V, III, IV
e) IV, V, II
6. (UFAL) A lebre do Ártico muda sua pelagem duas vezes por
ano. Quando o inverno se aproxima, perde os pelos e produz outros que são
a) cinzentos, protegendo-a de seus predadores.
b)
brancos, protegendo-a de seus predadores.
c) pretos, protegendo-a de seus predadores.
d) cinzentos, tornando-a bem visível no ambiente.
e) brancos, tornando-a bem visível no ambiente.
7. (UnB-DF) Os homens sempre se espantaram diante das belezas
naturais. Poetas, pintores, cada um a seu modo, tentam retratar a profunda
beleza do mundo dos seres vivos. Uma das coisas que mais atraem os olhos é a
imensa variedade de formas e cores. Além de encanto para os olhos, essas cores
muitas vezes estão ligadas a funções biológicas e foram sendo selecionadas ao
longo da evolução. A esse respeito, julgue os itens abaixo.
(1) Flores de cores vivas atraem insetos e pássaros, que
ajudam na polinização.
(2) O urso branco e a onça pintada são exemplos de animais
cujas cores fazem com que sejam menos visíveis por possíveis presas.
(3) Frutos de cores vivas espantam pássaros que poderiam
comê-los.
(4) As plantas de folhas vermelhas não realizam
fotossíntese.
(5) As penas multicoloridas das aves muitas vezes têm papel
significativo nos seus rituais de acasalamento.
8. (PUC-SP) As semelhanças encontradas entre dois animais
aquáticos como o golfinho e o tubarão indicam evolução
a) convergente, pois esses animais são filogeneticamente
distantes e apresentam adaptações semelhantes.
b) divergente, pois esses animais apresentam homologias
indicadoras de parentesco.
c) convergente, pois esses animais apresentam homologias
indicadoras de parentesco.
d) divergente, pois esses animais apresentam analogias indicadoras
de parentesco.
e) convergente, pois esses animais são filogeneticamente
próximos e apresentam adaptações semelhantes.
9. (UFSC-Adaptado) O conhecimento do processo evolutivo é
fundamental para a compreensão da vida. O estudo de fósseis é uma importante
evidência de que a evolução dos organismos ocorreu.
Com relação a esse estudo, é INCORRETO afirmar que:
a) fósseis são restos ou vestígios de seres que viveram no
passado.
b) os tipos de fósseis encontrados em determinada camada de
solo refletem a flora e a fauna existentes no local, por ocasião da formação
das rochas.
c) a partir de uma parte do corpo, de uma pegada ou de uma
impressão corporal, é possível deduzir o tamanho e a forma dos organismos que
as deixaram.
d) o método do carbono 14 auxilia na determinação da idade
de um fóssil.
e) não foram encontrados, até o momento, registros fósseis
no sul do Brasil.
10. (UFC-CE) "Nenhum dos fatos definidos da seleção
orgânica, nenhum órgão especial, nenhuma forma característica ou distintiva,
nenhuma peculiaridade do instinto ou do hábito, nenhuma relação entre espécies
- nada disso pode existir, a menos que seja, ou tenha sido alguma vez, útil aos
indivíduos ou às raças que os possuem".
(Alfred Russel Wallace, 1867)
O texto anterior é uma defesa intransigente do princípio:
a) darwinista da seleção natural.
b) lamarckista da herança dos caracteres adquiridos.
c) mendeliano da segregação dos caracteres.
d) darwinista da seleção sexual.
e) lamarckista do uso e do desuso.
11. (Fuvest-SP) Uma ideia comum às teorias da evolução propostas
por Darwin e por Lamarck é que a adaptação resulta
a) do sucesso reprodutivo diferencial.
b) de uso e desuso de estruturas anatômicas.
c) da interação entre os organismos e seus ambientes.
d) da manutenção das melhores combinações gênicas.
e) de mutações gênicas induzidas pelo ambiente.
12. (Fatec-SP) Analise o texto abaixo:
“Em todo animal que não tenha ainda se desenvolvido
completamente, o uso frequente a repetido de um órgão qualquer fortalece, pouco
a pouco, esse órgão, desenvolve-o, aumenta-o, tornando-o mais forte, com uma
força proporcional ao tempo de uso, enquanto o desuso de tal órgão enfraquece-o
aos poucos, deteriora-o, diminui progressivamente suas faculdades e acaba por
fazê-lo desaparecer."
(Filosofia Zoológica, 1809)
O texto acima deve ser atribuído a
a) Darwin, para explicar a seleção natural.
b) Lamarck, para explicar o criacionismo.
c) Mendel, para explicar a genética.
d) Darwin, para explicar o evolucionismo.
e) Lamarck, para explicar o evolucionismo.
GABARITO
Cadê o gabarito?
ResponderExcluirO gabarito?
ResponderExcluirCadê o gabarito?
ResponderExcluirO 1 é qual letra ?
ResponderExcluirCadê o gabarito?
ResponderExcluirGabarito do gabarito
ResponderExcluir