1. (Vunesp-SP) A sequência indica os crescentes níveis de
organização biológica:
célula ➝ I ➝ II ➝ III ➝
população ➝ IV ➝ V ➝ biosfera.
Os níveis I, III e IV correspondem, respectivamente, a:
a) órgão, organismo e comunidade.
b) tecido, organismo e comunidade.
c) órgão, tecido e ecossistema.
d) tecido, órgão e bioma.
e) tecido, comunidade e ecossistema.
2. (UECE) Indique a opção que contém a sequência lógica dos
níveis de organização dos seres vivos:
a) organismo – população – comunidade – ecossistema.
b) organismo – comunidade – população – ecossistema.
c) população – comunidade - organismo – ecossistema.
d) população -
comunidade – ecossistema – organismo.
3. (CFTCE) A sequência de níveis de organização da vida está
colocada em ordem crescente de complexidade na opção:
a) organismo - população - comunidade – ecossistema.
b) organismo - comunidade - população – ecossistema.
c) ecossistema - comunidade - população – organismo.
d) ecossistema - população - comunidade – organismo.
e) organismo - ecossistema - população – biosfera.
4. (CFTPR) Nosso corpo é formado por várias partes que
trabalham juntas e garantem o bom funcionamento do organismo. Relacione a
sequência dos níveis de organização a seus exemplos.
(1) Célula
(2) Tecido
(3) Órgão
(4) Sistema
( ) circulatório
( ) neurônio
( ) cérebro
( ) conjuntivo
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta.
a) 2 - 4 - 3 - 1.
b) 4 - 1 - 3 - 2.
c) 2 - 3 - 4 - 1.
d) 3 - 1 - 2 - 4.
e) 1 - 3 - 2 - 4.
5. (UEPG-PR) A Biologia é a ciência que se ocupa do estudo dos
seres vivos, em vários níveis de organização, desde o molecular até o das
relações entre os seres vivos e entre eles e o mundo não-vivo. Sobre este
assunto, assinale o que for correto.
(01) O pâncreas é um órgão e a insulina é uma molécula.
(02) O sangue é um tecido conjuntivo líquido.
(04) As mitocôndrias são células.
(08) A membrana plasmática é um orgânulo celular.
6. (UFPB) A descoberta dos microscópios de luz (óptico) e eletrônico permitiu muitos avanços nas diversas áreas da Biologia. Um microscópio de luz pode apresentar um poder de resolução 1200 vezes maior que o do olho humano e o eletrônico, 250 mil vezes. Utilizando-se um microscópio de luz, é correto afirmar que é possível observar os seguintes níveis de organização da vida:
a) populações, tecidos e átomos.
b) populações, moléculas e órgãos.
c) moléculas, átomos, e órgãos.
d) moléculas, organismos e células.
e) células, tecidos e organismos.
7. (UEM-PR) Considerando as características gerais dos seres vivos, analise o que for correto.
I - Nos seres vivos, além das substâncias orgânicas, existem as inorgânicas, representadas principalmente por água e sais minerais.
II - A célula, unidade morfológica e funcional dos seres vivos, possui quatro componentes básicos: membrana plasmática, citoplasma, ribossomos e material genético (DNA), podendo ser classificada como procariótica ou eucariótica.
III- Outra característica dos seres vivos é o metabolismo, conjunto de reações químicas que ocorrem nos seres vivos e que são responsáveis pela transformação e utilização da matéria e da energia.
IV- O processo de crescimento dos seres vivos pode ocorrer por aumento em peso de sua única célula, nos organismos unicelulares, e por aumento de volume e peso das células, nos multicelulares.
V - Todos os seres vivos têm capacidade de percepção de estímulos do meio, mas não têm capacidade de reagir a eles.
Estão corretas:
a) I e II.
b) I,II e III.
c) I e III.
d) IV e III.
e) IV e V.
8. (UFF-RJ) Os seres vivos possuem composição química diferente da composição do meio onde vivem (gráficos a seguir). Os elementos presentes nos seres vivos se organizam, desde níveis mais simples e específicos até os níveis mais complexos e gerais.
Assinale a opção que identifica o gráfico que representa a composição química média e a ordem crescente dos níveis de organização dos seres vivos.
a) Gráfico 1, molécula, célula, tecido, órgão, organismo, população e comunidade.
b) Gráfico 1, molécula, célula, órgão, tecido, organismo, população e comunidade.
c) Gráfico 2, molécula, célula, órgão, tecido, organismo, população e comunidade.
d) Gráfico 2, molécula, célula, tecido, órgão, organismo, comunidade e população.
e) Gráfico 2, molécula, célula, tecido, órgão, organismo, população e comunidade.
9. (UFPB) Esta questão deve ser respondida com base no texto abaixo.
Podemos afirmar que uma borboleta, um cajueiro, um cogumelo e um humano são seres vivos, enquanto uma rocha, o vento e a água não são. Fazemos isso porque os seres vivos compartilham características que os distinguem de seres não vivos. Essas características incluem determinados tipos de organização e a presença de uma variedade de reações químicas que os capacitam a manter o ambiente interno estável, mesmo quando o ambiente externo varia, permitindo-lhes obter energia, deslocar-se no ambiente, responder a estímulos provindos dele e perpetuar a vida. Para realizar tais funções, os seres vivos são compostos por unidades básicas que constituem a totalidade do seu corpo, ou essas unidades estão agregadas, formando estruturas complexas que realizam determinadas funções, como impulsionar o sangue. Essas formas vivas podem produzir outras idênticas ou muito similares a si próprias, um processo realizado por uma série de estruturas que agem em conjunto. No início de suas vidas, essas formas vivas podem ser idênticas aos organismos que as formaram ou sofrerem mudanças que as tornam similares a esses organismos num estágio posterior, além de aumentarem o tamanho dos seus corpos durante este processo.
Os níveis de organização da vida que se podem depreender do texto são:
a) Célula, órgão, população, ecossistema.
b) Célula, órgão, sistema, organismo.
c) Tecido, sistema, organismo, biosfera.
d) Tecido, órgão, sistema, comunidade.
e) Órgão, sistema, organismo, população.
GABARITO
1. B
2. A
3. A
4. B
5. 1 + 2 + 8 =11
6. E
7. B
8. E
9. B
9. B
Nenhum comentário:
Postar um comentário