1. (Acafe-SC) São afirmações sobre os seres vivos, quanto à
obtenção do alimento:
I. Os seres heterotróficos têm capacidade de sintetizar seu
próprio alimento, pois realizam a fotossíntese.
II. Os seres autotróficos obtêm matéria orgânica a partir da
energia luminosa e moléculas simples.
III. Os seres heterotróficos dependem dos autotróficos.
Todas as afirmativas acima que estão corretas se encontram
na alternativa:
a) II, III.
b) II.
c) I, II.
d) I, II e III.
e) III.
2. (FMACB-SP) Considere a seguinte frase, a ser completada:
"Sem I não há variabilidade, sem variabilidade não há II e,
consequentemente, não há III". Os termos que, substituindo as lacunas,
tornam essa frase logicamente correta são:
a) I - evolução, II - seleção e III - mutação.
b) I - evolução, II - mutação e III - seleção.
c) I - mutação, II - evolução e III - seleção.
d) I - mutação, II - seleção e III - evolução.
e) I - seleção, II - mutação e III - evolução.
3. (UFC-CE) Existe inúmeras características que nos permitem
diferenciar a matéria viva da inanimada. A característica "o ser vivo é
capaz de manter a constância do meio interno" é identificada como:
a) homeostase.
b) metabolismo.
c) irritabilidade.
d) nutrição.
4. (Fatec-SP) Todos os seres vivos mantêm um ambiente
interno estável, mesmo quando as condições ambientais externas apresentarem
variações. Essa estabilidade, denominada I, é garantida por um conjunto de
reações químicas ordenadas, que constituem o II. Assim, cada ser vivo mantém a
sua própria vida e, através do processo de III, garante a sobrevivência de sua
espécie. Assinale a alternativa que contém os termos que preencham,
corretamente, as lacunas I, II e III.
a) I = metabolismo; II = homeostase; III = reprodução.
b) I = metabolismo; II = reação a estímulos do ambiente; III
= reprodução.
c) I = reação a estímulos do ambiente; II = reprodução; III
= adaptação.
d) I = homeostase; II = metabolismo; III = reprodução.
e) I = homeostase; II = reprodução; III = adaptação.
5. (UCS-RS) O carbono é um elemento químico essencial, presente
nas moléculas que constituem os seres vivos. O homem obtém esse elemento
através da ________. Devolva-o ao ambiente de várias maneiras, especialmente
pela _________, e as plantas o absorve por meio da ________.
Assinale a alternativa que preenche correta e
respectivamente as lacunas acima.
a) alimentação - respiração celular - fotossíntese.
b) respiração - excreção - fotossíntese.
c) respiração - excreção - fermentação.
d) alimentação - fermentação - respiração celular.
e) respiração - fotossíntese - fermentação.
6. (UFPR) Por metabolismo entende-se:
a) o conjunto de processos responsáveis pela eliminação de
substâncias tóxicas do organismo.
b) o conjunto de processos através dos quais diferentes
materiais são incorporados ao organismo ou usados como fonte de energia.
c) o processo pelo qual o alimento ingerido é preparado para
a absorção.
d) a capacidade de os organismos reagirem a um estímulo do
meio.
e) o aumento da massa protoplasmática e consequente
crescimento do organismo.
7. (PUC-RS) Dá-se o nome de organismo autótrofo ao ser vivo
que:
a) é capaz de sintetizar seus próprios alimentos a partir da
glicose e aminoácidos.
b) não realiza fotossíntese.
c) depende de outro organismo vivo para a obtenção de
alimento.
d) é capaz de utilizar substâncias em decomposição para sua
alimentação.
e) é capaz de sintetizar seus próprios alimentos a partir de
substâncias químicas inorgânicas.
8. (Fuvest-SP) Considere as seguintes características
atribuídas aos seres vivos:
I. Os seres vivos são constituídos por uma ou mais células.
Admitindo que possuir todas essas características seja
requisito obrigatório para ser classificado como “ser vivo”, é correto afirmar
que
II. Os seres vivos têm material genético interpretado por um
código universal.
III. Quando considerados como populações, os seres vivos se
modificam ao longo do tempo.
a) os vírus e as bactérias são seres vivos, porque ambos
preenchem os requisitos I, II e III.
b) os vírus e as bactérias não são seres vivos, porque ambos
não preenchem o requisito I.
c) os vírus não são seres vivos, porque preenchem os
requisitos II e III, mas não o requisito I.
d) os vírus não são seres vivos, porque preenchem o
requisito III, mas não os requisitos I e II.
e) os vírus não são seres vivos, porque não preenchem os
requisitos I, II e III.
9. (Fuvest-SP) Considere as seguintes características atribuídas aos seres vivos: II. Os seres vivos têm material genético interpretado por um código universal. III. Quando considerados como populações, os seres vivos se modificam ao longo do tempo. Admitindo que possuir todas essas características seja requisito obrigatório para ser classificado como “ser vivo”, é correto afirmar que
a) os vírus e as bactérias são seres vivos, porque ambos
preenchem os requisitos I, II e III.
b) os vírus e as bactérias não são seres vivos, porque ambos
não preenchem o requisito I.
c) os vírus não são seres vivos, porque preenchem os
requisitos II e III, mas não o requisito I.
d) os vírus não são seres vivos, porque preenchem o
requisito III, mas não os requisitos I e II.
e) os vírus não são seres vivos, porque não preenchem os
requisitos I, II e III.
10. (PUC-RJ)
I) Os ácidos nucleicos estão presentes em todos os seres
vivos.
II) A reprodução é um dos processos que caracteriza a vida.
III) Os vírus são organismos unicelulares.
Indique a opção que apresenta a(s) afirmativas(s)
corretas(s).
a) I e II.
b) II e III.
c) I e III.
d) Apenas a III.
e) I, II e III.
11. (PUC-RJ) Considerando que todos os seres vivos
necessitam de uma fonte de carbono para construir suas moléculas orgânicas, a
diferença essencial entre os autotróficos e heterotróficos, respectivamente, é:
a) usar carbono orgânico e carbono inorgânico.
b) usar carbono inorgânico e carbono orgânico.
c) usar carbono da água e do ar.
d) usar metano e gás carbônico.
e) realizar respiração aeróbia e fermentação.
12. (Fuvest-SP) Analise as afirmações abaixo referentes aos seres vivos.
I. Relacionam-se e modificam o meio.
II. Reproduzem-se sexualmente.
III. Respondem aos estímulos do meio.
IV. Usam gás carbônico na produção de matéria orgânica.
São características comuns a todos os seres
vivos:
a) I e II, apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
13. (UFPB) Com relação às características gerais dos seres
vivos, é incorreto afirmar:
a) Células procarióticas e eucarióticas apresentam membrana
plasmática.
b) Apenas as células eucarióticas apresentam ribossomos.
c) A reprodução sexuada é fundamental para a variabilidade
genética da espécie.
d) O processo de degradação de substâncias complexas em
substâncias simples é conhecido como catabolismo.
e) As adaptações sofridas pelos organismos, ao longo de
suas vidas, podem levar a um processo de evolução.
14. (UEPG-PR) Sobre as características gerais dos seres vivos,
assinale o que for correto.
01. Todos os seres vivos respondem a estímulos físicos e
químicos do ambiente em que vivem.
02. Todos os seres vivos têm a capacidade de crescer.
04. Todos os seres vivos podem se reproduzir.
08. Todos os seres vivos são constituídos por uma ou mais
células.
16. O conteúdo celular de um ser vivo está em constante
movimento.
15. (UEM-PR) Sobre as características dos seres vivos, assinale a alternativa incorreta.
a) Carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio são elementos químicos presentes na matéria viva.
b) As bactérias, os protozoários, algumas algas e alguns fungos são organismos unicelulares.
c) A hereditariedade é uma das características essenciais da vida e está intimamente ligada à reprodução.
d) As células são consideradas as unidades básicas da vida e, com exceção dos vírus, todos os seres vivos são constituídos de células.
e) Os seres vivos capazes de reagir aos estímulos externos são classificados no reino animal.
15. (UEM-PR) Sobre as características dos seres vivos, assinale a alternativa incorreta.
a) Carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio são elementos químicos presentes na matéria viva.
b) As bactérias, os protozoários, algumas algas e alguns fungos são organismos unicelulares.
c) A hereditariedade é uma das características essenciais da vida e está intimamente ligada à reprodução.
d) As células são consideradas as unidades básicas da vida e, com exceção dos vírus, todos os seres vivos são constituídos de células.
e) Os seres vivos capazes de reagir aos estímulos externos são classificados no reino animal.
16. (UFPB) Esta questão deve ser respondida com base no texto abaixo.
Podemos afirmar que uma borboleta, um cajueiro, um cogumelo e um humano são seres vivos, enquanto uma rocha, o vento e a água não são. Fazemos isso porque os seres vivos compartilham características que os distinguem de seres não vivos. Essas características incluem determinados tipos de organização e a presença de uma variedade de reações químicas que os capacitam a manter o ambiente interno estável, mesmo quando o ambiente externo varia, permitindo-lhes obter energia, deslocar-se no ambiente, responder a estímulos provindos dele e perpetuar a vida. Para realizar tais funções, os seres vivos são compostos por unidades básicas que constituem a totalidade do seu corpo, ou essas unidades estão agregadas, formando estruturas complexas que realizam determinadas funções, como impulsionar o sangue. Essas formas vivas podem produzir outras idênticas ou muito similares a si próprias, um processo realizado por uma série de estruturas que agem em conjunto. No início de suas vidas, essas formas vivas podem ser idênticas aos organismos que as formaram ou sofrerem mudanças que as tornam similares a esses organismos num estágio posterior, além de aumentarem o tamanho dos seus corpos durante este processo.
No texto, estão citadas as conceituações das seguintes características dos seres vivos:
a) Metabolismo, movimento, reatividade, crescimento, reprodução.
b) Evolução, reatividade, ambiente, reprodução, crescimento.
c) Evolução, composição química, movimento, reprodução, crescimento.
d) Respiração, reprodução, composição química, movimento, crescimento.
e) Metabolismo, ambiente, movimento, reatividade, crescimento.
17. (UFPB) Com relação às características gerais dos seres vivos, é incorreto afirmar:
a) Células procarióticas e eucarióticas apresentam membrana plasmática.
b) Apenas as células eucarióticas apresentam ribossomos.
c) A reprodução sexuada é fundamental para a variabilidade genética da espécie.
d) O processo de degradação de substâncias complexas em substâncias simples é conhecido como catabolismo.
e) As adaptações sofridas pelos organismos, ao longo de suas vidas, podem levar a um processo de evolução.
18. (UFPB) A lista abaixo, inclui termos ou expressões, identificados por números, relativos às características gerais dos seres vivos.
(1) Catabolismo
(2) Neurônio
(3) Fecundação Cruzada
(4) Material Genético
(5) Célula Procarionte
(6) Hereditariedade
(7) Anabolismo
(8) Evolução Biológica
(9) Reprodução Assexuada
(10) Célula Eucarionte
(11) Seleção Natural
(12) Variabilidade Genética
Utilize os números que identificam cada um dos termos ou expressões dispostos no quadro, associando-os, corretamente, às definições a seguir.
( ) Compartimento membranoso microscópico no qual ocorrem processos químicos fundamentais à vida e, em seu interior, não há outros compartimentos ou estruturas membranosas.
( ) Processo biológico de síntese de substâncias, como a formação de proteínas a partir da união de aminoácidos.
( ) Fenômeno através do qual um organismo produz outro que, em geral, lhe é idêntico.
( ) Modificações sofridas pelos seres vivos ao longo de sua existência na Terra, que levam ao surgimento de novas espécies a partir de espécies ancestrais.
( ) Substâncias químicas que carregam consigo as regras que definem a organização dos seres vivos.
A sequência correta é:
a) 10, 1, 3, 11, 6.
b) 5, 7, 9, 8, 4.
c) 2, 4, 9, 10, 7.
d) 5, 7, 6, 11, 4.
e) 10, 1, 3, 8, 4.
19. (UFAL) A Biologia é a ciência que estuda a vida em seus diversos níveis de organização. Sobre este assunto, é correto afirmar que são características básicas de todos os seres vivos:
a) presença de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.
b) organização multicelular.
c) metabolismo aeróbio.
d) reprodução sexuada.
e) presença de carioteca.
20, (IFCE) São características comuns aos vírus e aos seres vivos:
a) presença de membrana plasmática e núcleo individualizado.
b) presença de material genético (DNA ou RNA) e síntese de proteínas.
c) capacidade de multiplicação e modificações nas suas características hereditárias.
d) capacidade de sofrer modificações nas suas características hereditárias e presença de DNA e RNA ao mesmo tempo.
e) capacidade de realizar síntese de proteínas e de autoduplicação, utilizando sua própria maquinaria celular.
21. (UESC) O reducionismo [em Biologia] em geral é apresentado como certo tipo de fisicalismo que sustenta que todas as coisas vivas, por serem primeiramente coisas físicas, podem ter sua explicação biológica substituída pela explicação física, e que, dessa forma, a biologia poderia ser reduzida a essa área. Essa posição não é considerada a mais adequada, uma vez que se reconhece haver relações e processos em biologia que não seriam explicitados ao se fornecer sua descrição física. Há, portanto, um tipo de fisicalismo não-reducionista para o qual é preciso que as explicações biológicas sejam coerentes com as explicações físicas; porém, não seria necessário, ao se formular uma explicação biológica, recorrer-se à física.
CHEDIAK, Karla. Filosofia da Biologia. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
Ao se considerarem as propriedades inerentes à vida e as possibilidades científicas de descrição adequada dessas características biológicas, é correto afirmar:a) O fenômeno vida pode ser explicado plenamente pela física por serem os sistemas vivos uma parte constituinte do Universo.
b) A soma das partes que constituem os seres vivos resulta na expressão do todo orgânico.
c) A física quântica demonstrou que as explicações biológicas são supérfluas na caracterização dos sistemas vivos atuais.
d) Explicações físico-químicas são capazes de explicitar os diversos níveis de organização nos seres vivos, exceto os mais básicos, como o nível molecular/celular.
e) Existem características nos seres vivos que emergem a cada nível de organização e devem ser melhor descritas por abordagens biológicas.
22. (UFPB) Sobre as características gerais dos seres vivos e seus níveis de organização, pode-se afirmar:
I. Substâncias orgânicas têm o carbono como elemento químico principal. Portanto, o carbono é o elemento químico mais abundante do corpo dos seres vivos.
II. Um rio saudável é um corpo de água corrente que interage com o solo pelo qual se desloca e com os elementos bióticos e abióticos de suas margens. Esse rio sofre ação da luz, temperatura, chuvas e ventos, e a ele estão associados organismos vivos, podendo ser considerado um ecossistema.
III. O zigoto origina todos os tecidos do corpo ao longo do desenvolvimento embrionário através da divisão mitótica, de forma que todas as células formadas, incluindo as gaméticas, são geneticamente idênticas ao zigoto.
Está(ão) correta(s):
a) apenas II.
b) apenas III.
c) apenas I e II.
d) apenas I e III.
e) I, II e III.
23. (UEM-PR) Considerando as características gerais dos seres vivos, assinale o que for correto.
01) Nos seres vivos, além das substâncias orgânicas, existem as inorgânicas, representadas principalmente por água e sais minerais.
02) A célula, unidade morfológica e funcional dos seres vivos, possui quatro componentes básicos: membrana plasmática, citoplasma, ribossomos e material genético (DNA), podendo ser classificada como procariótica ou eucariótica.
04) Outra característica dos seres vivos é o metabolismo, conjunto de reações químicas que ocorrem nos seres vivos e que são responsáveis pela transformação e utilização da matéria e da energia.
08) O processo de crescimento dos seres vivos pode ocorrer por aumento em peso de sua única célula, nos organismos unicelulares, e por aumento de volume e peso das células, nos multicelulares.
16) Todos os seres vivos têm capacidade de percepção de estímulos do meio, mas não têm capacidade de reagir a eles.
24. (CPE) A organização dos mapas e guias de ruas de uma cidade é fundamental para a exata localização do lugar a que se deseja ir. Nas buscas feitas pela internet, pode-se, por exemplo, informar, entre outras coisas, o número do imóvel, o nome da rua, o bairro, a cidade, o estado, o país e o continente. Por outro lado, ao se estudar a vida, também se podem distinguir diversos níveis hierárquicos de organização, que vão do nível submicroscópico (átomos e moléculas) até, por exemplo, ao nível do organismo.
Comparando os níveis de organização para a identificação de um endereço com alguns níveis de organização estudados em Biologia e, admitindo-se que:
– o nível submicroscópico corresponde comparativamente ao número do imóvel, e
– o nível de organismo corresponde comparativamente ao continente.
Pode-se afirmar corretamente que o nome da rua, do bairro, da cidade, do estado e do país correspondem, respectivamente, aos seguintes níveis de organização biológica:
a) sistemas, organelas celulares, órgãos, tecidos e células.
b) células, tecidos, organelas celulares, órgãos e sistemas.
c) órgãos, sistemas, tecidos, células e organelas celulares.
d) organelas celulares, células, tecidos, órgãos e sistemas.
e) tecidos, órgãos, sistemas, organelas celulares e células.
GABARITO
1 - A
2 - D
3 - A
4 - D
5 - A
6 - B
7 - E
8 - C
9 - C
10 - A
11 - B
12 - C
13 - B
14 - 1 + 2 + 4 + 16 = 2315. E
16. A
17. B
18. B
19. A
20. C
21. E
22. A
23. 01 + 02 + 04 = 07.
24. D
olha eu acho que todos os seres vivos tem uma ou mais células sim...
ResponderExcluirConcordo com você amigo(a),porém porém muitos cientistas consideram o virus como ser vivo mesmo não apresentando células.
ResponderExcluirPor isso está incorreto. Valeu
Discordo de ti, visto que na teoria celular para se considerado um ser vivo e necessário ser constituido de pelo menos uma célula. Discordâncias entre cientistas não deve ser levado em conta em uma questão visto que gera ambiguidade. logo ou está certa ou nula.
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